• Sábado, 26 de Junho de 2021

Região vai poder tratar crianças com Cardiopatia Congênita

Procedimento de alta complexidade começa em julho

São poucas as cidades do interior do Brasil que dispõem de serviço especializado para tratamento da Cardiopatia Congênita – doença que se caracteriza pela má formação estrutural do coração e que, quando não diagnosticada e tratada, responde por alto percentual de mortes, particularmente em crianças recém-nascidas.

Até agora o interior do Estado do Rio de Janeiro não contava com o referido serviço, lacuna que resultava num quadro dramático, tendo em vista que só o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, zona sul do Rio, disponibilizava o tratamento via SUS, com fila de até oito meses, enquanto muitos casos exigem intervenção imediata.

Essa situação, contudo, começa a ser revertida já no próximo mês de julho, quando o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, Noroeste Fluminense, terá concluído a estrutura especializada que irá permitir que procedimentos cirúrgicos cardiovascular-pediátricos de alta complexidade sejam realizados, nos casos de recomendação, logo após o nascimento.

Estamos a falar, portanto, de avanço extraordinário: a absorção, ao menos em parte, de uma demanda que pode reportar a horas e para a qual a fila é de meses.

O São José do Avaí, referência em atendimento de média e alta complexidade, com serviços de Neurologia, Oncologia, Transplante de Órgãos, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Cardíaca, Hemodiálise, entre outros – com aproximadamente 25 mil atendimentos mensais, 70% dos quais destinados ao SUS – dá mais um passo de significativa importância ao acrescentar o serviço de Cardiopatia Congênita o que, em suma, representa ampliar os procedimentos que salvam vidas.

À frente da iniciativa, numa luta incansável e de longos anos para tornar realidade tratamento de tão largo alcance, está o cirurgião cardiovascular-pediátrico Herbet Rosa Pires, que trouxe para o SJ do Avaí know-how importado do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto (SP) – onde vem atuando de forma mais efetiva – nada menos que o  maior centro especializado em Cardiopatia Congênita do Brasil.

Herbet faz questão de dar ênfase à destacada participação dos renomados médicos Eugênio Carlos Tinoco e Carlos Petrucci, respectivamente diretor-geral e diretor-técnico do São José do Avaí, sem os quais a implantação do serviço não seria possível.