O texto matreiro de Matheus Leitão
Atenção às entrelinhas
Salvo melhor entendimento – porque interpretações são sempre subjetivas – o jornalista Matheus Simões publicou em seu blog, na Veja, texto como título “Pesquisa Datafolha traz decepção para Lula em estado decisivo”.
O jornalista referiu-se ao apanhado do Datafolha no Rio, onde Lula soma 41%, contra 34% de Bolsonaro. Diferença de “apenas” 7 pontos.
Recordou, ainda, que o mesmo instituto marcou distância de 19 pontos em todo país e atribuiu a discrepância à rejeição.
E conclui: “(...) Está aí a resposta do por que, no Rio de Janeiro, Lula não ganha no 1º turno. Se o Brasil fosse o estado fluminense, certamente veríamos um 2º turno dele contra Bolsonar
Os dados reproduzidos do Datafolha estão corretos, não obstante a 90 dias da eleição (poderia ser 9), não contemplam nenhuma precisão científica.
Mas, o que se lê nas entrelinhas é que, a despeito de Lula, no Rio, não vencer no 1º turno, sua vitória ainda assim estaria garantida, tendo em conta que o Colégio Eleitoral de São Paulo é dobro do Rio e o de Minas, somado ao da Bahia, empatam com o estado fluminense.
Enfim, o Rio seria apenas um pretexto para incrustar ‘previsão’ de que a vitória de Lula é para 1º turno. E isso poderá ser repetido, e repetido, na base do ‘vai que cola’.
É o que sem a menor cerimônia vem sendo colocado em prática pelos veículos de comunicação de O Globo.
Possivelmente teremos 2º turno, sim. O que irá alargar ou estreitar a diferença entre os candidatos é a campanha eleitoral, particularmente o Horário Eleitoral.
Matheus Leitão, jornalista premiado, é filho de Mirian Leitão, uma das mais conceituadas do Brasil.
Aquela que ficou gaguejando ao vivo, no programa Central das Eleições – no maior mico de sua carreira – ao ler tentativa da Globo de responder o que Bolsonaro havia dito sobre elogios de Roberto Marinho ao regime militar.