• Quarta, 08 de Setembro de 2021

Manifestações pró-governo reúnem bom público

Mas Bolsonaro passa dos limites. De novo!

Como uma imagem fala mais de mil palavras, as imagens de ontem não deixam dúvidas de que os simpatizantes do presidente Bolsonaro atenderam seu chamado e compareceram em bom número às principais avenidas das grandes e médias cidades brasileiras, principalmente a Av. Paulista.

Segundo opositores, o número estimado foi bem menor do que o governo contava. A maior parte da imprensa também divulgou que o Planalto esperava mais gente nas ruas.

Mas, seja como for – como mais ou menos pessoas – o fato é que as manifestações aconteceram e as cores verde-amarela predominaram.

O presidente Bolsonaro, contudo, ao invés de usar a manifestação para agradecer o apoio e aumentar sua popularidade – o que seria mais sensato e eficiente – elevou ainda mais o tom, chamou o ministro Alexandre de Moraes de “canalha” e disse que "qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá”.

Como não cumprir ordem judicial é crime, o presidente, mais uma vez, deu munição aos adversários.

Que faria críticas, não havia dúvidas. Mas poderia tê-las feito usando outras palavras, que não aquelas que fortalecem a ideia de suas falas e atitudes são antidemocráticas.