• Sexta, 13 de Outubro de 2023

Hamas, Israel, Gaza e guerra

Uma tragédia sem fim

imagem
Bombardeio (Foto Reprodução)

O contexto trágico, desumano e irracional entre palestinos e judeus remonta há muitas décadas, particularmente a partir da criação do Estado de Israel em 1948. De lá par cá, infindáveis incursões bélicas intercaladas com períodos de cessar fogo marcaram a relação odiosa entre os dois povos.

Contudo, o ocorrido dia 7 último, quando o grupo extremista Hamas lançou ofensiva contra Israel valendo-se de práticas terroristas, não tem precedentes. Centenas de mortos, entre crianças e mulheres, pessoas decaptadas e grupos usados como escudos humanos.

O que vier daqui pra frente é absolutamente imprevisível, com forte tendência a piorar o que já é brutal. Israel – com poder bélico muito maior que o Hamas – promete expulsar os palestinos de Gaza. Contudo, uma ação igualmente desumana, pode colocar mais combustão na fogueira no Oriente Médio, estendendo o conflito para outros países árabes.

O jornal Terceira Via (J3News) da próxima semana publica página com breve histórico do conflito, lembrando que a guerra – esse estado primitivo da humanidade, continua vivo.