• Sexta, 08 de Maio de 2020

Há 75 anos chegava ao fim o III Reich

Alemanha nazista assinava rendição

imagem
A famosa foto do beijo do marinheiro, comemoraçã

De fato, o fim da 2º Guerra Mundial aconteceu em 30 de abril, quando o Exército Vermelho da União Soviética ocupou Berlim e a Alemanha nazista, que abriu o conflito, não teve mais como oferecer qualquer resistência.

Chegava ao fim o “Reich de 1000 anos” – como proclamava Hitler em seus discursos megalomaníacos. Para o povo alemão, sobrou a devastação e o holocausto – o mesmo holocausto que as forças armadas alemãs, o Exército em particular, impôs à população dos principais países da Europa.

A rendição incondicional aconteceu em 08 de maio, data que costuma celebrar o fim do conflito, este ano de forma discreta por causa da pandemia.

Oficialmente, diz-se que Hitler e sua mulher, Eva Braun, teriam se suicidado no bunker da Chancelaria, a 12 metros de profundidade. Mas há relatos de que ele e membros do alto escalão nazista teriam escapado, de submarino, para a Argentina.

Na prática, a guerra só terminaria por completo em setembro de 1945, com termo de rendição do Japão, após as bombas  atômicas lançadas em agosto contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Com números desencontrados, calcula-se que entre militares e civis tenham morrido de 85 e 100 milhões de pessoas durante os seis anos de batalhas.